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Título: A tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta ?
Autor(es): DeSouza, Sérgio Aquino
Palavras-chave: Oferta
Demanda
Data do documento: 2010
Editor: Economia
Citação: DeSOUZA, Sérgio Aquino; PETTERINI, Francis Carlo; MIRO, Vitor Hugo (2010)
Resumo: A tributação altera o equilíbrio entre demanda e oferta, onerando consumidores e firmas, beneficiando o governo e causando perda de bem-estar social. Mas, entre os agentes privados, quem paga a maior parte da conta? Firmas ou consumidores? Este artigo responde a esta pergunta para o mercado de automóveis brasileiro em duas etapas. A primeira consiste em estimar a oferta, através de um jogo de Bertrand, e a demanda, por um modelo de Mixed Logit. A segunda etapa consiste em utilizar parâmetros de demanda e oferta anteriormente estimados para simular a ausência de impostos no setor. Neste cenário, as empresas aumentariam seus lucros em R$ 6,9 bilhões, o ganho de excedente do consumidor seria da ordem de R$ 24,9 bilhões e a perda social seria de R$ 7,04 bilhões. Conclui-se, então, que 78,2% do ônus tributário recai sobre consumidores e 21,8% sobre as firmas. Ou seja, o consumidor paga a maior parte da conta.
Abstract: Taxation changes the equilibrium given by demand and supply. Consumers and firms lose, government gains and economic welfare is reduced. But, among private agents, who pays more? Firms or consumers? We address this question in the context of the Brazilian automobile market. First, we estimate the supply side, using a Bertrand model, and demand, using a Mixed Logit. Then, after estimating demand an supply parameters, we simulate the scenario without taxes. In this case, firmas would increase their profits by R$ 6,9 billions, consumer would gain R$ 24,9 billions e social loss would be R$ 7,04 billions. We conclude, then, that 78,2% of the tax burden is carried by the consumer and that the remaining 21,8% is carried by firms.
Descrição: DeSOUZA, Sérgio A.; PETTERINI, Francis C.; MIRO, Vitor Hugo. A tributação nas vendas de automóveis no Brasil: quem paga a maior parte da conta ? Revista Economia, v.11, n.3, p.559-596, set./dez. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/829
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