Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/835
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Apelos eleitorais dos candidatos presidenciais do Brasil em 2006
Autor(es): Almeida, Jorge
Palavras-chave: Propaganda política - Brasil - 2006;Campanha eleitoral - Brasil - 2006;Presidentes - Brasil - Eleições – 2006;Marketing político;Análise do discurso político;Marketing pessoal
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Revista De Ciências Sociais
Citação: ALMEIDA, Jorge. Apelos eleitorais dos candidatos presidenciais do Brasil em 2006. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 39, n. 2, p. 44-60, 2008.
Resumo: Apresenta-se aqui um estudo dos principais apelos políticos-eleitorais utilizados na campanha presidencial de 2006. O marketing político-eleitoral é entendido como o uso de ferramentas de marketing na atividade política, seja ela de governos, de partidos, de instituições ou personalidades, em momento de campanha eleitoral ou não. Analisa-se, aqui, o conteúdo dos programas do Horário Eleitoral Gratuito de Televisão (HEGTV) dos candidatos: Luís Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Heloisa Helena (PSOL), focalizando-se os principais eixos discursivos, relacionados aos apelos racionais por valores, racionais pragmáticos e emocionais.
Abstract: Here is presented a study of the principal political-electoral appeals used in the campaign for president of Brazil in 2006. The political-electoral marketing is understood as the use of instruments of marketing in political activities either by governments, parties, institutions or personalities in moments of electoral campaigns or not. Here is analyzed the contents of programmers of the Free Electoral Hour of Television of the candidates (HEGTV) - Luís Inácio Lula da Silva (PT); Geraldo Alckmin (PSDB), and Heloísa Helena (PSOL), focalizing on the principal discursive axis in relation to the rational appeals for values, for rational and emotional affairs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/835
ISSN: BL 0041-8862
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_JALMEIDA.pdf172,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.