Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8467
Título: Relação da assimetria da informação, da participação orçamentária e do risco na criação da folga orçamentária
Título em inglês: Relationship of the information asymmetry, budget participation and risk in creating budget slack
Autor(es): Lavarda, Carlos Eduardo Facin
Fank, Odir Luiz
Palavras-chave: Orçamento
Custos
Data do documento: 2014
Editor: Marcelle Colares Oliveira
Citação: LAVARDA, C.E.F.; FANK, O.L.; HOLANDA, A.P. (2014)
Resumo: O objetivo da pesquisa é verificar a relação da assimetria da informação, da participação orçamentária e da posição de risco na criação da folga orçamentária pela média gerência de organizações. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de levantamento, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário. A amostra da pesquisa é composta por 171 alunos de cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Contabilidade e Administração no estado de Santa Catarina que se enquadraram nos cargos gerenciais em suas organizações. Os constructos foram testados quanto à validade de escala por meio do teste de Alpha de Cronbach. Os resultados da correlação de Spearman mostram que não foi observada relação da participação, da assimetria da informação e do risco com a criação da folga orçamentária. Por outro lado, a correlação entre a assimetria e a participação orçamentária foi significante e positiva.
Abstract: The aim of the research is to verify the relationship of asymmetric information, budget participation and risk position in creating budget slack by middle managers of organizations. The research is characterized as descriptive and quantitative, conducted through survey, using the questionnaire as a research tool. The survey sample consists of 171 accounting and management graduate students in Santa Catarina state that met the management positions. Constructs were tested through cronbach’s alpha reliability scale. Regarding participation, information asymmetry, risk and budgetary participation there are no Spearman correlation significance. The results also show that the positive Spearman correlation was observed between asymmetry and participation.
Descrição: LAVARDA, C.E.F.; FANK, O.L. Relação da assimetria da informação, da participação orçamentária e do risco na criação da folga orçamentária. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 81-110, jan./abr. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8467
ISSN: 2178-9258
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_ceflavarda.pdf373,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.