Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8828
Title in Portuguese: Uma abordagem da matemática financeira no ensino médio para explicitar as metodologias do fundo de financiamento estudantil - FIES
Title: One approach to financial math in high school to explain the methodologies of the fund student loans - FIES
Author: Costa, Rivelino Duarte
Advisor(s): Cruz, Flávio França
Keywords: Matemática financeira
Juros simples
Juros compostos
Issue Date: 2014
Citation: COSTA, Rivelino Duarte. Uma abordagem da matemática financeira no ensino médio para explicitar as metodologias do fundo de financiamento estudantil - FIES. 2014. 57 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014.
Abstract in Portuguese: Este trabalho objetiva propor uma metodologia de aprendizagem dos cálculos presentes nas tabelas do Financiamento Estudantil (FIES), tendo como base a matemática financeira, ministrada no ensino médio. O trabalho se divide em seis partes: introdução, capitalização simples e composta, valor presente e valor futuro, amortização de empréstimos, tabelas do FIES e considerações finais. Como preâmbulo, incluímos o histórico do financiamento e a capitalização simples e composta. A proposta sugere ainda a compreensão dos conteúdos da matemática de forma interligada, tais como: juros simples com função afim e progressão aritmética, juros compostos com função exponencial e progressão geométrica, sem esquecer-se do valor presente e valor futuro, que representa o valor de certo capital em um determinado período. Desta forma, pretende-se atingir a compreensão das variações do valor do dinheiro no decorrer do período de tempo e amortização de empréstimos, fatos estes que trarão o entendimento do tipo de sistema utilizado em seu financiamento, se Sistema de Amortização Constante ou Sistema de Amortização Francês (PRICE).
Abstract: This work aims to propose a methodology for learning present in the calculations of Financial Aid (FIES) tables, based on financial mathematics taught in high school. The work is divided into six parts: introduction, simple capitalization and composed, present value and future value, amortization of loans, the FIES tables and closing remarks. As a preamble, we have included the history of finance and the simple and compound capitalization. The proposal also suggests an understanding of the mathematical content of interconnected way, such as: simple interest with affine arithmetic progression and function, compound interest and exponential function with geometric progression, without forgetting the present and future value amount, representing the value right of capital in a given period. Thus, it is intended to achieve an understanding of the variations in the value of money during the time period and repayment of loans, facts that will bring the understanding of the type of system used in financing if Amortization System Constant Amortization System or French (PRICE).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8828
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_rdcosta.pdf903,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.