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Tipo: Tese
Título: Tecnologia educacional e letramento digital: um estudo de caso de vários contextos de uma escola pública
Título em inglês: Educational technology and digital literacy: a case study of the varios contexts in a public school
Autor(es): Pereira, Eliúde Costa
Orientador: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Palavras-chave: Educational technology;Multiliteracies;Letramento - Ensino auxiliado por computador;Tecnologia educacional;Internet na Educação
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Pereira, E. C.; Baptista, L. M. T. R. (2014)
Resumo: Este estudo consiste em uma investigação sobre a inserção do letramento digital, envolvendo o uso do computador e da Internet, no âmbito das práticas de linguagens em uma escola pública de Ensino Médio. Partiu-se, assim, do pressuposto de que e a linguagem veiculada na Internet, por ser predominantemente hipertextual e multissemiótica, e, ainda, por ter redimensionado os processos de comunicação e de construção do conhecimento requer um letramento específico. Desse modo, tal letramento precisa ser contemplado nos currículos e nas práticas de linguagens escolares, objetivando o desenvolvimento de um letramento que permita aos alunos agirem e interagirem, no universo cibercultural, de forma eficiente, eficaz, crítica e ética. A pesquisa se embasa, principalmente, nos Novos Estudos do Letramento (PAHL & ROWSELL, 2012) e, dentro destes, nas ideias de multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), letramento como prática social (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011), e de letramento digital (MARTIN, 2008). No âmbito metodológico, a pesquisa consiste em um estudo de caso, de caráter qualitativo interpretativista, no qual são analisados diversos contextos: inicialmente o prescritivo/orientativo, a partir de cujas informações se procedeu ao exame dos demais contextos, a saber, o das condições físicas, o da formação docente e o das práticas. A inclusão de todos esses contextos justifica-se por se considerar que a compreensão da inserção dos letramentos no contexto escolar está condicionada por diversas dimensões. Os resultados do estudo indicam: (1) falta de sintonia entre os diversos contextos analisados, tendo como consequência uma inserção mínima do letramento digital, no currículo escolar; (2) pouca afinidade dos docentes com as condições físicas disponíveis; (3) formação docente insuficiente para o desenvolvimento do letramento digital; (4) as práticas letradas digitais ainda são bastante incipientes e pontuais, e consideram pouco as práticas sociodiscursivas dos alunos exteriores à escola. Portanto, as práticas de linguagens precisam ser redimensionadas, no âmbito da escola, para contemplarem o letramento digital.
Abstract: This study consists of an investigation on the inclusion of digital literacy involving the use of computers and the Internet within the scope of language practices in a public secondary school. It is based on the assumption that the language disseminated on the Internet requires specific literacy not only for being predominantly hypertextual and multisemiotic, but also for having resized the processes of communication and knowledge construction. Thus, this literacy needs to be contemplated in school language practices and curricula, aiming at the development of a literacy that enables students to act and interact in the cybercultural universe in an efficient, effective, critical and ethical way. The research was grounded primarily in the new literacy studies (PAHL & ROWSELL, 2012), especially in the ideas of multiliteracies (CAZDEN et al, 1996; ROJO, 2009, 2012), literacy as a social practice (STREET, 1984, 2003; KNOBEL & LANKSHEAR, 2006, 2011) and digital literacy (MARTIN, 2008). At the methodological level, as a case study, this qualitative and interpretative investigation analyzes several contexts: the first one is the prescriptive/guiding context, which provides the necessary information for the examination of the other contexts, namely physical conditions, teacher education and practices. The inclusion of all these contexts is justified on the grounds that the understanding of literacies insertion in the school context is conditioned by several aspects. The results of this study indicate: (1) lack of harmony between the various contexts analyzed, resulting in a minimal insertion of digital literacy in the school curriculum; (2) low affinity of teachers with the physical conditions available; (3) inadequate teacher training for the development of digital literacy; (4) digital literacy practices which are still very incipient and punctual, and consider only those student social and discursive practices outside school. Therefore, language practices need to be resized within the school sphere in order to encompass digital literacy.
Descrição: PEREIRA, Eliúde Costa. Tecnologia educacional e letramento digital: um estudo de caso de vários contextos de uma escola pública. 2014. 296f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8923
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