Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/906
Título: Integração comercial, dotação de fatores e desigualdade de renda pessoal dos estados brasileiros
Autor(es): Barreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro
Castelar, Luiz Ivan de Melo
Benevides, Alessandra de Araújo
Palavras-chave: Desigualdade de Rendimentos
Data do documento: 2003
Editor: Pesquisa e planejamento econômico
Citação: BARRETO, Flávio A.F.D.; CASTELAR, I. (2003)
Resumo: O objetivo deste artigo é examinar o impacto da maior integração comercial e da composição do comércio dos estados brasileiros sobre a desigualdade de renda pessoal e suas decomposições nas regiões brasileiras, considerando quatro conjuntos de amostras distintas: Brasil, Norte/Nordeste, Sul/Sudeste e Centro-Oeste. Variáveis adicionais de dotação de capital humano e grau de urbanização são testadas. O arcabouço teórico utilizado fundamenta-se nas dotações de fatores como determinantes das vantagens comparativas de cada região. O principal resultado encontrado é que a abertura comercial tende a reduzir a concentração de renda e a aumentar a participação na renda total das classes mais pobres nas regiões Sul/Sudeste, ao passo que no Norte/Nordeste e Centro-Oeste a abertura comercial, apesar de não ter efeito significativo sobre a concentração de renda, tende a reduzir a renda dos 20% mais pobres. Uma das explicações para esse fato estaria na importância relativa das dotações de capital humano e dos recursos naturais em cada região.
Descrição: BARRETO, Flávio Ataliba F.D.; CASTELAR, I.; BENEVIDES, Alessandra. Integração comercial, dotação de fatores e desigualdade de renda pessoal dos estados brasileiros. Pesquisa e planejamento econômico (Rio de Janeiro), v.33, n.33, p.597-624, dez. 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/906
ISSN: 01000551
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_fafdbarreto.pdf137,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.