Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/910
Título: Análise de demanda agregada por produtos diferenciados
Autor(es): DeSouza, Sérgio Aquino
Palavras-chave: Econometria
Data do documento: 2009
Editor: Série Estudos Econômicos CAEN
Citação: DeSOUZA, Sérgio Aquino (2009)
Série/Relatório no.: 05;
Resumo: As preferências do consumidor, que formam a demanda, ocupam papel importante na decisão ótima das firmas. De fato, uma vez determinada a demanda é possível analisar algumas questões ligadas à Organização Industrial (efeitos de entrada e saída de produtos, efeitos de redução de impostos, simulação de fusões, etc.).O objetivo deste trabalho consiste em expor o conjunto de metodologias mais importantes de análise empírica da demanda por produtos diferenciados, ressaltando as vantagens e desvantagens de cada modelo. O modelo AIDS encontra vasta aplicação na estimação de modelos agregados de demanda. Possui boas propriedades (flexibilidade, o uso de técnicas econométricas tradicionais) de forma que constitui a escolha natural na maioria dos casos. No entanto, o modelo AIDS pode se tornar impraticável em situações que envolvam mercados com muitas variedades devido ao problema do excesso de parâmetros. Surge então a necessidade de utilizar os modelos de escolha discreta (Logit, Logit Agrupado e Mixed Logit). Dentre os quais os mais apropriados seriam o LA e o ML. O primeiro resolve parcialmente alguns problemas conceituais de Logit e possui a vantagem (em relação ao ML) de ser um modelo linear e, portanto, de fácil tratamento econométrico. O ML, por sua vez, se mostra um modelo que possui excelentes propriedades (gera matriz de elasticidades flexível, é capaz de lidar com mercados que pssuem muitas variedades e evita a determinação a priori de agrupamento, como no caso do LA). No entanto,trata-se de modelo cuja implementação é bastante custosa em termos de tempo e esforço computacional.
Descrição: DeSOUZA, Sérgio Aquino. Análise de demanda agregada por produtos diferenciados. Fortaleza: CAEN/UFC, 2009. Estudos Econômicos, 05
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/910
Aparece nas coleções:Coleções do CAEN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aquino, Sergio Est. Econom. 05.pdf313,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.