Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9351
Title in Portuguese: Análise comparativa da dispersão de poluentes em rios por meio dos métodos numéricos de elementos finitos e diferenças finitas e da solução analítica
Author: Rocha, Erika da Justa Teixeira
Menescal, Germana Cavalcante
Pitombeira, Ernesto da Silva
Castro, Marco Aurélio Holanda de
Keywords: Dispersão
Fluxo superficial
Métodos numéricos
Método dos elementos finitos
Issue Date: 2007
Publisher: Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Citation: ROCHA, E. J. T. et al. Análise comparativa da dispersão de poluentes em rios por meio dos métodos numéricos de elementos finitos e diferenças finitas e da solução analítica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 17., 2007. São Paulo. Anais... São Paulo, ABRH, 2007. p. 1-11.
Abstract in Portuguese: A poluição de um curso d’água devido ao lançamento de efluentes pode comprometer toda a bacia hidrográfica do rio em questão. Assim, uma gestão eficiente dos recursos hídricos requer o desenvolvimento de instrumentos tecnológicos e de sistemas de informação que sejam capazes de conhecer o sistema hídrico e a dinâmica do transporte de contaminantes, além de criar condições técnicas que possam servir de suporte à tomada de decisões relacionadas a diversos setores. Como conseqüência, os modelos de qualidade da água se apresentam como ferramenta de valor imprescindível nessa tomada de decisões. Neste trabalho foi tratado o derramamento de uma substância conservativa em um rio com o objetivo de determinar a distribuição deste poluente ao longo do rio, para o caso unidimensional, no tempo e no espaço, comparando a solução analítica da equação que descreve esse fenômeno com as soluções numéricas obtidas pelo Método dos Elementos Finitos e pelo Método das Diferenças Finitas. Os resultados obtidos neste trabalho estão compatíveis com os processos observados na realidade, mesmo com as simplificações feitas, garantindo a confiabilidade na aplicação desses métodos.
Abstract: Pollution in a river due to the release of effluents may threaten the whole watershed. Therefore, an efficient management of water resources requires the development of information systems which are capable of recognizing the hydrologic system and the dynamics of contaminants transportation, as well as create technical conditions that may help decision taking related to many sectors. So, the water quality models are a very important tool in this decision taking. In order to determine the distribution of a pollutant along the river a pulse of a conservative substance is poured into the river. Analytic and numerical solutions by using Finite Elements Methods and Finite Difference Methods to the one-dimensional case are shown in order to compare them. The methods used show a good fit, what guarantees their reliability.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9351
Appears in Collections:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_eve_espitombeira.pdf75,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.