Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/956
Title in Portuguese: Timor-Leste: representações dos estudantes Timorenses, no Brasil, sobre o Estado do Timor-Leste
Author: Soares, Silvério dos Santos
Advisor(s): Rodrigues, Lea Carvalho
Keywords: Timorenses – Brasil – Identidade étnica
Universidade Federal do Goiás - Estudantes de pós-graduação
Identidade social – Timor Leste
Pluralismo cultural – Timor Leste
Timor Leste - Condições políticas
Timor Leste –Condições sociais
Universidade Federal do Ceará – Estudantes de pós-graduação
Identidades étnicas
Narrativas de vida
Issue Date: 2009
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: Soares, S. S.; Rodrigues, L. C. (2009)
Abstract in Portuguese: Nos países multiétnicos, de pós-conflito, que viveram processos de libertação da dominação estrangeira, as identidades culturais, invariavelmente, têm mergulhado num processo em que todos os grupos étnicos dentro do próprio país lutam para reafirmar a sua posição no processo de formação do Estado Nação. A afirmação das identidades de grupos étnicos, nos países de pós-conflito, adquirem proporções cada vez maiores em âmbitos contemporâneos e apresentam nuances semelhantes nas múltiplas representações como sujeitos de pós-conflito. Esta dissertação tem como centro dinamizador perceber como participantes de diferentes grupos étnicos constroem representações sobre a formação do Estado-nação, no Timor-Leste, após a independência ocorrida em 20 de maio de 2002. Como recorte empírico, os sujeitos que foram envolvidos nesta pesquisa são estudantes timorenses que residem atualmente no Brasil com o intuito de aqui realizarem a sua formação de pós-graduação em universidades brasileiras; mais especificamente, estudantes de duas Universidades Federais no Brasil: Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Goiânia (UFG). O objetivo central é traçar um paralelo entre as representações sobre as identidades étnicas e sobre a construção de identidades timorenses no processo de construção do Estado-nação, realizadas por sujeitos pertencentes a diferentes grupos étnicos que existem no país; grupos esses que participam ativamente em acontecimentos conflituosos no período pós-independência. A metodologia utilizada foi a de narrativas de vida que compõem o material empírico analisado na dissertação.
Abstract: The cultural identities in post-conflict countries where a constant layer of a process among all ethnic groups within the country to reaffirm its position in the formation of the nation. The identities of an ethnic group in the post-conflict always buy some proportions increasing through nuances in contemporary fields such as subject in the multiple representations of post-conflict. This dissertation is to address these propellers proactive in ethnic groups that represent the identities of ethnic groups in East Timor after independence in twenty of May two thousand and two. To cut this research, the subjects who were involved in this interview are the entities Timorese living in Brazil for the training process of the study in two Federal Universities in Brazil: Universidade Federal do Ceará (UFC) and Universidade Federal de Goiânia (UFG). In this sense, the goal is to draw a parallel between the Timorese authorities, of different ethnic groups that exist in the country that make the events of ethnic conflict in the country involving several entities of the ethnic groups after independence.
Description: SOARES, Silvério dos Santos. Timor-Leste: representações dos estudantes Timorenses, no Brasil, sobre o Estado do Timor-Leste. 2009. 133f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/956
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_Dis_SSSoares.pdf9,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.