Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9671
Título: Esse objeto movimentos urbanos: novas e velhas querelas
Autor(es): BARREIRA, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Movimentos sociais
Mudanças
Política
Cultura e sociedade
Data do documento: 1989
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: BARREIRA, I. A. F. (1989/1990)
Resumo: Não por acaso, nós que pesquisamos e analisamos os movimentos urbanos estamos freqüentemente retomando a discussão teórica. Na perspectiva de uma revisão temática da literatura questionamos os parâmetros explicativos com base no enriquecimento empírico das investigações e na necessidade de interligar o caso particular estudado com a realidade mais ampla. A justificativa para permanentes incursões na Teoria ou nas Teorias, parece óbvia diante da juventude do tema, circunscrito sobretudo a uma conjuntura de mudanças. Contemplamos, perplexos, a efervescência do novo, às vezes emprestando à novidade um caráter ufanista e transformador, ou mais cautelosos e às vezes até céticos, considerando as mobilizações como reflexo de uma modernização da estrutura, uma outra forma de diálogo entre Estado e camadas populares. Se é possível dizer que a riqueza de um tema está em sua capacidade de produzir polêmica, os movimentos sociais urbanos poderiam ser incluídos no rol dos temas inovadores. De fato, os movimentos urbanos não só mobilizaram setores populares, como também intelectuais preocupados em explicar sua emergência e significação do ponto de vista da transformação social e política...
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Esse objeto movimentos urbanos: novas e velhas querelas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.20/21, n.1/2, 1989/1990, p.61-72.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9671
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_lafbarreira.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.