Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9685
Título: Indivíduo e sociedade, ordem e conflito no pensamento de hobbes
Autor(es): LEMENHE, Maria Auxiliadora
Palavras-chave: Sociedade
Indivíduo e conflito
Ordem
Data do documento: 1989
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: LEMENHE, M. A. (1989/1990)
Resumo: No processo histórico de constituição dos campos do conhecimento relativos ao homem consolidou-se uma divisão de trabalho no qual a filosofia terá o indivíduo como centro de suas reflexões, e a sociologia a sociedade. É com Decartes, com sua formulação célebre "penso, logo existo", que na modernidade o indivíduo passa a ser a noção fundamental e o objeto central das reflexões filosóficas. O conceito do social, quando emerge no pensamento filosófico será como uma derivação do conceito de indivíduo. A rigor, até Hegel indivíduo é uma categoria teoria e empiricamente autônoma, isto é, absolutizado como categoria extra social. Desta perspectiva resulta o entendimento da sociedade como somatória de indivíduos singulares...
Descrição: LEMENHE, Maria Auxiliadora. Indivíduo e sociedade, ordem e conflito no pensamento de hobbes. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.20/ 21, n.1/2, 1989/1990, p.61-72.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9685
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_malemenhe.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.