Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9770
Título: Cultura de massa e cultura popular: questões metodológicas
Autor(es): ALEGRE, Maria Sylvia Porto
Palavras-chave: Metodologia
Cultura de massa
Cultura popular
Sociologia
Data do documento: 1977
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: ALEGRE, M.S.P. (1977)
Resumo: Este trabalho se propõe a discutir certos aspectos metodológicos do estudo da cultura popular e suas relações com a comunicação de massa no Brasil, a partir da análise de uma pesquisa realizada por ECLEA BOSI - CULTURA DE MASSA E CULTURA POPULAR: leituras de operárias - apresentado inicialmente como tese ao Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo e publicado em 1973 com apresentação de Dante Moreira Leite e prefácio de Otto Maria Carpeaux. O trabalho de Ecléa Bosi insere-se na área da Sociologia da Comunicação e levanta questões bastante relevantes, tanto em termos dos pressupostos e referencial teórico que lhe servem de base, como no que se refere à construção de hipóteses e relações estabelecidas entre teoria e dado empírico. Por se tratar de uma análise crítica, predominará nesta apreciação a busca das inconsistências internas da obra, sem que isso signifique o não reconhecimento da excelente contribuição dada por Ecléa Bosi ao estudo de um tema ainda pouco explorado pela sociologia brasileira. O livro de Ecléa Bosi levanta algumas questões de importância fundamental na área da sociologia da comunicação e da cultura...
Descrição: ALEGRE, Maria Sylvia Porto. Cultura de massa e cultura popular: questões metodológicas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.8, n.1/2, 1977, p.183-196.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9770
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_mspalegre.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.