Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9782
Título: Liminaridade da obra de Francisco da Silva face aos modos “normais" da criação artística no Brasil
Autor(es): FROTA, Lélia Coelho
Palavras-chave: História da arte
Artes primitivas
Cultura popular
Data do documento: 1977
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: FROTA, L. C. (1977)
Resumo: As especulações relativas à criatividade de conotação popular, ou a ela recorrente, tornam, como é notório, especialmente difícil e delicada uma primeira conceituação destas manifestações artísticas. Começando por aqueles indivíduos que, fora da norma culta da nossa sociedade, e geralmente egressos da cultura dita popular, respondem às solicitações do existir com carga criadora excepcional, analisaremos a produção e o comportamento social dos artistas chamados "primitivos". Estes artistas, que refletem em sua obra elementos da cultura material e espiritual dos grupos em que tiveram origem, não devem entretanto ser confundidos com o artista popular, que exerce o seu ofício, como observa Jean Cuisenier, através da aprendizagem por uma hierarquia. Este último desconhece implicações de originalidade e gratuidade em arte, conforme as entendemos. O "primitivo", proveniente em geral de estratos populares, olha com uma visão altamente pessoal através da cultura que recebeu, mas deslocando-se desta, e difere do artista erudito por não ter um conceito intelectual da arte a da natureza formado por valores elitistas da civilização ocidental...
Descrição: FROTA, Lélia Coelho. Liminaridade da obra de Francisco da Silva face aos modos “normais" da criação artística no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.8, n.1/2, 1977, p.205-217.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9782
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_lcfrota.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.