Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9959
Title in Portuguese: Imagem da cidade ou imaginário sócio espacial? Reflexões sobre as relações entre espaço, política e cultura, a propósito da praia de Iracema
Author: Gondim, Linda Maria de Pontes
Keywords: Espaço
Cultura urbana
Praia de Iracema
Imagem da cidade
Centro Dragão do Mar
Issue Date: 2001
Publisher: http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citation: Gondim, L. M. P. (2001)
Abstract in Portuguese: Neste trabalho, discute-se a questão da imagem da cidade, presente nas estratégias de "place-marketing" e nas críticas ao caráter mistificador das mesmas, no contexto das transformações ocorridas na Praia de Iracema, relacionadas à construção do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Considera-se que é necessário reconhecer que a imagem, tanto quanto o mito, tem uma função integradora, pois possibilita o convívio de visões e interesses contraditórios. É necessário, também, reconhecer a importância do espaço como elemento produtor de sociabilidade, integrando-o na análise da cultura urbana, por meio da utilização do conceito de "imaginário sócio espacial da cidade". Na discussão dessas questões, o recurso à literatura se mostra profícuo, como indica o paralelo feito entre a ocupação da Praia de Iracema, e a saga da personagem principal do romance homônimo de José de Alencar.
Description: GONDIM, Linda Maria de Pontes. Imagem da cidade ou imaginário sócio espacial? Reflexões sobre as relações entre espaço, política e cultura, a propósito da praia de Iracema. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 32, n.1/2, 2001, p. 7-21.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9959
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2001_art_lmpgondim.pdf11,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.