Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81172
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação das contribuições do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) para a qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais de ensino médio de Fortaleza |
Autor(es): | Maia, Alberto Filho Maciel |
Orientador: | Trompieri Filho, Nicolino |
Palavras-chave em português: | Avaliação eduacional;Eficácia esolar;Pesquisa qualiquantitativa;Projeto Professor Diretor de Turma |
Palavras-chave em inglês: | Educational assessment;School effectiveness;Qualitative and quantitative research;Class Director Teacher Project |
Palavras-chave em espanhol: | Evaluación educativa;Eficacia escolar;Investigación cualitativa cuantitativa;Proyecto de Director de Clase Docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | MAIA, Alberto Filho Maciel. Avaliação das contribuições do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) para a qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais de ensino médio de Fortaleza. 2018. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Um dos grandes desafios para a educação no Brasil tem sido a universalização do ensino médio com qualidade. Neste sentido, algumas políticas e programas têm sido desencadeadas nos últimos anos visando a melhoria dos indicadores educacionais deste segmento do ensino. Neste sentido, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará possui um expressivo leque de projetos e programas, como fruto de uma política educacional pautada para o aprimoramento da gestão e das práticas pedagógicas das escolas de ensino médio. Entre estes, o Programa Professor Diretor de Turma (PPDT) tem sido um dos projetos de destaque considerando sua abrangência e suas finalidades. Ele vem sendo desenvolvido na rede pública estadual desde 2008, obtendo resultados, grosso modo, considerados positivos, embora existam dificuldades e desafios. Assim sendo, este estudo analisou a relação entre o Projeto Professor Diretor de Turma e fatores associados à eficácia escolar, pois se considera que projetos desta natureza concorrem para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas e para o aprimoramento das práticas de gestão e pedagógicas. Como referencial teórico, na forma do estado da arte, recorreu-se a estudos do Brasil e de Portugal que tratam, respectivamente, deste projeto e da função de diretor de turma em seu país de origem, bem como de estudos relacionados à eficácia escolar, notadamente estudos relacionados ao movimento de investigação de eficácia escolar. O estudo foi realizado mediante abordagem de pesquisa de métodos mistos, abrangendo a abordagem quantitativa e qualitativa na pesquisa de campo, mediante o modelo de estudo de caso, utilizando da escala de atitudes, da análise documental e de entrevistas. A pesquisa de campo ocorreu em nove escolas da rede pública estadual de ensino médio, localizadas no município de Fortaleza, quatro profissionalizantes e quatro regulares, selecionadas com base no padrão de desempenho do SPAECE de 2014. A análise dos dados quantitativos será feita com a ajuda do programa SPSS e dos dados qualitativos com o apoio das premissas da análise de conteúdo. Este estudo proporcionou a compreensão das principais contribuições do PPDT e uma reflexão sobre a relação deste projeto com características de eficácia escolar. Os resultados apontam para contribuições mediadoras distintas do PPDT para aspectos relacionados a valorização do aluno, disciplina escolar, relações interpessoais na escola, relação escola-família, práticas docentes e aprendizagem do aluno. |
Abstract: | One of the great challenges for education in Brazil has been the universalization of high school with quality. In this sense, some policies and programs have been triggered in recent years aiming at improving educational indicators in this segment of education. In this sense, the Education Department of the State of Ceará has a wide range of projects and programs, as a result of an educational policy aimed at improving the management and pedagogical practices of secondary schools. Among these, the Teaching Professor Program of the Class (PPDT) has been one of the projects of prominence considering its scope and its purposes. It has been developed in the state public network since 2008, obtaining results, roughly, considered positive, although there are difficulties and challenges. Therefore, this study analyzed the relationship between the Teacher Project Director of Class and factors associated with school effectiveness, since it is considered that projects of this nature contribute to the improvement of the quality of teaching in schools and to the improvement of management and pedagogical practices. As a theoretical reference, in the form of the state of the art, studies were carried out in Brazil and Portugal, dealing respectively with this project and the role of class director in his country of origin, as well as studies related to school effectiveness, especially studies related to the investigation movement of school effectiveness. The study will be carried out through a research approach of mixed methods, covering the quantitative and qualitative approach in field research, using the case study model, using the scale of attitudes, document analysis and interviews. The field research was carried out in nine schools of the state public high school, located in the city of Fortaleza, four professional and four regular, selected based on the performance standard of the SPAECE of 2014. The analysis of the quantitative data will be done with the help of the SPSS program and of the qualitative data with the support of the premises of the content analysis. This study provided an understanding of the main contributions of the PPDT and a reflection on the relation of this project with characteristics of school effectiveness. The results point to different mediating contributions of PPDT to aspects related to student valorization, school discipline, interpersonal relationships in school, school-family relationship, teaching practices and student learning. |
Resumen: | Uno de los mayores desafíos de la educación en Brasil ha sido la universalización de la educación secundaria de calidad. En este sentido, en los últimos años se han puesto en marcha algunas políticas y programas orientados a mejorar los indicadores educativos en este segmento de la educación. En este sentido, la Secretaría de Educación del Estado de Ceará cuenta con un importante abanico de proyectos y programas, fruto de una política educativa orientada a la mejora de la gestión y de las prácticas pedagógicas de las escuelas secundarias. Entre estos, el Programa de Profesores Directores de Clase (PPDT) ha sido uno de los proyectos más destacados considerando su alcance y propósitos. Se desarrolla en la red pública estatal desde 2008, obteniendo resultados que en general se consideran positivos, aunque existen dificultades y desafíos. Por ello, este estudio analizó la relación entre el Proyecto Profesor Director de Clase y factores asociados a la eficacia escolar, pues se considera que proyectos de esta naturaleza contribuyen a mejorar la calidad de la enseñanza en las escuelas y a mejorar la gestión y las prácticas pedagógicas. Como referencial teórico, en forma de estado del arte, se utilizaron estudios de Brasil y Portugal que abordan, respectivamente, este proyecto y el papel del director de clase en su país de origen, así como estudios relacionados con la eficacia escolar, en particular estudios relacionados con el movimiento de investigación sobre la eficacia escolar. El estudio se realizó utilizando un enfoque de investigación de métodos mixtos, abarcando el enfoque cuantitativo y cualitativo en la investigación de campo, utilizando el modelo de estudio de caso, utilizando la escala de actitudes, análisis documental y entrevistas. La investigación de campo se desarrolló en nueve escuelas secundarias públicas estatales ubicadas en la ciudad de Fortaleza, cuatro escuelas profesionales y cuatro escuelas regulares, seleccionadas con base en el estándar de desempeño SPAECE 2014. El análisis de los datos cuantitativos se realizará con la ayuda del programa SPSS y los datos cualitativos con el apoyo de las premisas del análisis de contenido. Este estudio proporcionó una comprensión de los principales aportes del PPDT y una reflexión sobre la relación de este proyecto con características de la efectividad escolar. Los resultados apuntan a contribuciones mediadoras diferenciadas del PPDT para aspectos relacionados con la valoración estudiantil, la disciplina escolar, las relaciones interpersonales en la escuela, las relaciones escuela-familia, las prácticas de enseñanza y el aprendizaje estudiantil. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81172 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4544866257156573 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tese_afmmaia.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.