Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10470
Title in Portuguese: Trabalho docente: condições de trabalho, carreira e salário do magistério da Rede Pública Estadual do Ceará
Title: Teaching: working conditions, career and salary of the teaching of the State of Ceará Public Network
Author: Figueiredo, Ana Hérica Brasil
Advisor(s): Sales, Francisco José Lima
Keywords: Education and work
School management
Professores – Ceará – Atitudes
Emprego precário – Ceará
Trabalho – Aspectos sociais – Ceará
Issue Date: 2014
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: FIGUEIREDO, Ana Hérica Brasil. Trabalho docente: condições de trabalho, carreira e salário do magistério da Rede Pública Estadual do Ceará. 2014. 92f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Abstract in Portuguese: A pesquisa dirige seu foco de análise para o trabalho docente na rede pública estadual do Ceará a partir da análise das condições de trabalho, carreira e salário dos professores das escolas públicas estaduais do Ceará, tendo como referência documentos, leis e revisão bibliográfica que demonstram um contexto de reestruturação do trabalho pedagógico e precarização do trabalho docente. O objetivo geral foi compreender as transformações do trabalho docente no âmbito da “reforma” do Estado e a política pública estadual do ensino básico no Ceará analisando os documentos oficiais como a Lei do Piso, o Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira. O percurso metodológico foi realizado mediante a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Verificou-se que as transformações no mundo do trabalho repercutem no trabalho docente, tornando-o precário. Isso tem relação com as crises do capitalismo global, com as mudanças estruturais da educação e com as estratégias realizadas pelos governos neoliberais. A flexibilização dos regimes e contratos de trabalho se impôs nas escolas públicas. É crescente o processo de contração de professores temporários. Tais mudanças trazidas pelas reformas educacionais mais recentes têm resultado em intensificação do trabalho docente, ampliação do seu raio de ação e, consequentemente, em maiores desgastes e insatisfação por parte desses trabalhadores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10470
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_ahbfigueiredo.pdf847,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.