Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10949
Tipo: Dissertação
Título: Contextualização do ensino e dialogicidade na educação física escolar: fazeres docentes em ação no ensino médio
Título em inglês: Contextualization of teaching and dialogical in school physical education: teachers doings in action in high school
Autor(es): Martins, Raphaell Moreira
Orientador: Silva, Maria Eleni Henrique da
Palavras-chave: Physical education;Secondary school;Educação física – estudo e ensino – Caucaia (CE);Ensino Médio – Caucaia (CE);Professores e alunos – Caucaia (CE)
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: MARTINS, Raphaell Moreira. Contextualização do ensino e dialogicidade na educação física escolar: fazeres docentes em ação no ensino médio. 2015. 287f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A componente curricular Educação Física carrega marcas históricas e profundas, de tendências pedagógicas que se baseavam em aspectos médicos, fisiológicos, biomecânicos, comportamentalista, esportivista e positivistas. Essa postura produziu uma concepção de aula metódica e tecnicista, contaminada por um distanciamento entre o professor e o estudante. Esse trabalho se apropria da dialogicidade e da contextualização para ampliar as possibilidades pedagógicas de materializar os conhecimentos específicos da Educação Física. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se apresenta a dialogicidade e a contextualização do ensino na componente curricular Educação Física no Ensino Médio, em escolas do Estado do Ceará, no Município de Caucaia, apresentando novos entendimentos e procedimentos para a prática pedagógica da Educação Física Escolar. A perspectiva metodológica utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa e, para melhor definição dos instrumentos de investigação, foi o enfoque qualitativo. A característica da pesquisa foi descritiva e exploratória. O cenário do estudo foi o Município de Caucaia – CE. A opção inicial foi realizar a aplicação de um questionário. Dezesseis professores responderam o questionário inicial. Sendo, treze do sexo masculino e três do sexo feminino. A proposta secundária baseada nos achados da investigação preliminar foi mergulhar no campo de intervenção, com um período de observação e entrevistas com a colaboração de quatro professores. Assim foram coletados os resultados por meio de questionários, observações e entrevitas indica-se algumas considerações importantes, em pelo menos uma aula cada professor deixou de contextualizar o assunto. Observamos um professor que desenvolveu uma aula inteira ancorado na contextualização. Existem escolas que já se preocupam com o cotidiano das comunidades dos estudantes. Os princípios contextuais ajudam a perceber melhor os benefícios da contextualização se bem aplicados e desenvolvidos. Sobre a dialogicidade os professores já promovem o diálogo. Quando se aprofunda nas observações alguns princípios da dialogicidade já emergem na relação pedagógica. A amorosidade que é um sentimento forte na dialogicidade foi verificada na ação de todos os professores observados. Esses resultados são mostras de que a mudança já ocorrem nas aulas de educação física. As observações e entrevistas indicaram professores que estão dispostos a melhorarem.
Abstract: The curricular component Physical Education carries historical and deep scars, pedagogical trends that were based on medical, physiological, biomechanical, behavioral, esportivista and positivist. This position produced a methodical design and technicalities class, contaminated by a distance between the teacher and the student. This work appropriates the dialog and the contextualization to expand educational opportunities to reflect the expertise of Physical Education. The objective of this research was to analyze how it shows the dialog and the contextualization of teaching in the curriculum component Physical Education in High School in the State of Ceará schools in the municipality of Caucaia, with new understandings and procedures for the Education of pedagogical practice School Physics. The methodological approach used for the development of this research and for better definition of the research instruments, was the qualitative approach. The characteristic of the research was descriptive and exploratory. The study setting was the Municipality of Caucaia - CE. The initial option was to perform a questionnaire. Sixteen teachers responded to the initial questionnaire. Being thirteen male and three female. The secondary proposal based on preliminary research findings was diving into the field of intervention, with a period of observation and interviews with the collaboration of four teachers. So we collected results through questionnaires, observations and entrevitas indicates some important considerations, in at least one class each teacher left to contextualize it. We observed a teacher who developed an entire class anchored in context. There are schools that have been concerned about the daily lives of communities of students. Contextual principles help to better understand the benefits of contextualization is well applied and developed. About dialogicity teachers already promote dialogue. When deepens the comments some principles of dialog already emerging in the pedagogical relationship. The loveliness that is a strong feeling in dialogicity was observed in the action of all the observed teachers. These results shows that the change is already occurring in physical education classes. The observations and interviews indicated that teachers are willing to improve.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10949
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rmmartins.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.