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Tipo: Dissertação
Título: O papel formativo do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) na comunidade do Lagamar através da perspectiva dos participantes: uma experiência de construção da resiliência e empoderamento
Título em inglês: The Formation of National Movement Role of Boys and Girls Street (NMSC) in the community through the perspective Lagamar participants: a resilience of construction experience and empowerment
Autor(es): Barra, Tiago Bruno Areal
Orientador: Olinda, Ercília Maria Braga de
Palavras-chave: History of Life;Education;Movimentos sociais - Lagamar(Fortaleza,CE). 2.Jovens pobres - Educação - Lagamar(Fortaleza,CE);Jovens pobres - Lagamar(Fortaleza,CE) - Atitudes;Periferias - Aspectos sociais - Lagamar(Fortaleza,CE);Educação - Métodos biográficos
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: BARRA, Tiago Bruno Areal. O papel formativo do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) na comunidade do Lagamar através da perspectiva dos participantes: uma experiência de construção da resiliência e empoderamento. 2015. 226f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A sociedade tem passado por um conjunto de transformações em sua estrutura. Um dos aspectos mais interessantes dessa transformação é observar como a juventude passa por tais mudanças de maneira rápida, mas nem sempre guiada pelo aspecto qualitativo desse processo. A juventude, principalmente da periferia, está sendo vítima de uma ordem social que se estrutura na ótica da desumanização. Tendo como base essa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel formativo do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) na Comunidade do Lagamar através da perspectiva dos participantes, observando esse processo dentro de uma experiência de construção da resiliência e do empoderamento. Para compreender esse processo formativo (MACEDO, 2010), utilizei da construção das histórias de vida (DELORY-MOMBERGER, 2008; FERRAROTTI, 1996; NÓVOA & FINGER, 2010; PINEAU, 2006, 2012), de acordo com os procedimentos da entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH & BAUER, 2002) buscando compor traços identitários importantes do MNMMR do Ceará que acaba por completar 30 anos de história em 2015. A categoria da resiliência (ANTUNES, 2011; ASSIS, 2006; CYRULNIK, 2004, 2012; MELILLO & OJEDA, 2005; POLETTI, 2013; YUNES, 2003) e do empoderamento forjado no processo de lutas e conquistas sociais (FREIRE, 1983, 1986, 2006; LOBO, 2011; SAWAIA, 2008) ajudam a compreender esse processo de exclusão social e de tomada de consciência crítica frente às adversidades sociais. Nas histórias de vida, fica evidenciado a importância social do MNMMR, tornando-se um movimento social importante para a Comunidade do Lagamar por atuar com os sujeitos em situação de rua. A relevância mostra que as dimensões de resiliência e do empoderamento, podem servir de significados para a melhoria de uma formação humana propiciada pelo próprio MNMMR. O presente trabalho investigativo traz à tona um diálogo formativo, que contempla também um processo educativo, uma ação educativa construída no seio da rua, tendo como protagonista a juventude da periferia da cidade de Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11777
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