Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12720
Title in Portuguese: Avaliação das ações de saúde do trabalhador e suas repercussões para o processo de trabalho
Title: Evaluation of occupational health actions and their consequences for work process
Author: Costa, Renata Lima da
Advisor(s): Rodrigues, Lea Carvalho
Keywords: Public policy
Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos de limpeza e conservação de áreas públicas – Saúde e higiene – Avaliação – Fortaleza(CE)
Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização
Issue Date: 2014
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Costa, R. L.; Rodrigues, L. C. (2014)
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa tem por objeto de estudo as ações de saúde do trabalhador, pautadas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Gestada inicialmente como um plano nacional, foi posta para consulta pública e, posteriormente, no ano de 2004, entrou em vigor. Esta traz como proposta a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Em uma visão ampla, o Sistema Único de Saúde (SUS) pauta- se na noção de integralidade do sujeito, percebendo-o como um ser completo e único. A dissertação teve por objetivo avaliar as ações de saúde do trabalhador e suas repercussões para o processo de trabalho dos sujeitos envolvidos (garis), por meio de investigação realizada na Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (EMLURB), na área de abrangência da Secretaria Executiva Regional (SER) IV, onde estão situadas as zonas geradoras de lixo (ZGL) 13, 14 e 15. No sentido de fundamentar tal estudo, foram realizadas leituras diferenciadas acerca das concepções diversas que envolvem as categorias norteadoras do estudo, como saúde e trabalho. A pesquisa parte do pressuposto de que o sujeito é um ser integral e, desta forma, a concepção de saúde preconizada pelo SUS deve estar evidenciada nas diversas práticas, em diferentes instâncias institucionais, no sentido de facilitar a compreensão e prática do princípio da integralidade proposto por esta política. Trata-se de uma pesquisa avaliativa que intencionou a escuta dos sujeitos por meio da realização de entrevistas abertas e aplicação de questionários fundamentais para a coleta e a análise dos dados, bem como a pesquisa documental, bibliográfica e observação in loco, que viabilizaram a compreensão da realidade. O estudo possibilitou perceber o entendimento sobre as ações de saúde do trabalhador praticadas em âmbito institucional e como este aspecto está posto no processo de estruturação da política estudada.
Description: COSTA, Renata Lima da. Avaliação das ações de saúde do trabalhador e suas repercussões para o processo de trabalho. 2014. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12720
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_rlcosta.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.