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Title in Portuguese: Pressupostos para uma proposta e formulação curricular numa Instituição de Ensino Superior
Author: FERNANDES, Joaquim Fernando Pimentel
Keywords: Reformulação curricular
Integração docente-discente
Currículo do curso
lnstituição Educacional
Issue Date: 1985
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: FERNANDES, J. F. P. (1985)
Abstract in Portuguese: Tomando por referência a concepção de currículo como uma realidade complexa, que envolve a vida dos alunos, dos professores e da Instituição Educacional, temos que definir alguns marcos conceituais sobre os quais se fundamentará uma proposta de reformulação curricular no contexto histórico que a Universidade e o próprio País estão vivenciando. O primeiro marco é o próprio grau de mudança que se deseja. A elaboração de um currículo novo, para um curso ou instituição que se inicia, difere muito da mudança curricular ou do aperfeiçoamento ou aprimoramento de planos já existentes, em instituições que se encontram em pleno funcionamento. No caso da presente proposta, o que se pressupõe é uma reformulação que, embora abrangente, não é total, isto é, não se propõe mudar todo o currículo dos cursos, nem se tem em vista a criação de cursos novos, cuja sistemática seria diferente...
Description: FERNANDES, Joaquim Fernando Pimentel. Pressupostos para uma proposta e formulação curricular numa Instituição de Ensino Superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 8, n. 10, p. 117-124, 1985.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13140
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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