Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13213
Título: Avaliação de impacto das Instituições Privadas de Ensino Superior financiadas pelo Programa FNE Comércio e Serviços do Banco do Nordeste: um estudo de caso no Município de Mossoró no Rio Grande do Norte
Título em inglês: Institutions of Higher Education Private Impact Assessment Financed By FNE program Commerce and Banco do Nordeste Service: A Case Study in the city of Mossoro in Rio Grande do Norte
Autor(es): LIMA, Leonardo Dias
Orientador(es): SANTIAGO, Eduardo Girão
Palavras-chave: Evaluation of public policies
Higher education
Universidades e faculdades particulares – Política governamental – Avaliação – Mossoró(RN)
Comunidade e universidade – Aspectos econômicos – Mossoró(RN)
Programa de Financiamento para os Setores Comercial e de Serviços – FNE Comércio e Serviços
Data do documento: 2014
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: LIMA, L. D.; SANTIAGO, E. G. (2014)
Resumo: O impacto econômico de uma instituição de ensino superior na região em que está inserida pode ser muito grande. Sua influência vai além da geração de emprego e renda, pois ao fornecer qualificação possibilita aumento de produtividade e de salário do trabalhador, solução de problemas locais como resultado de suas pesquisas, aumento do nível geral de conhecimento e de cultura e sua contribuição enquanto local de constituição da cidadania. Considerando a importância que essas instituições podem ter para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste, o presente estudo visa a avaliar o impacto dos financiamentos às instituições privadas de ensino superior por meio do programa FNE Comércio e Serviços do Banco do Nordeste. Para isso, realizou-se um estudo de caso com o financiamento para a construção do campus, em 2006, da Universidade Potiguar (UnP) no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A abordagem adotada combina elementos quantitativos e qualitativos, com farta análise de dados secundários para depois confrontá-los com as informações obtidas por meio da realização de entrevistas e observações de campo. Além disso, realizou-se um amplo levantamento bibliográfico, que trouxe uma maior compreensão sobre as temáticas do desenvolvimento regional, a relação entre desenvolvimento e universidade e a evolução do sistema de ensino superior brasileiro. A avaliação mostrou evidência de importantes impactos urbanísticos, geração de empregos diretos e prestação de diversos serviços à comunidade por meio dos programas de extensão. Porém, o impacto mais importante foi no mercado de trabalho, por meio do adicional de renda proveniente da formação acadêmica. A conclusão do ensino superior ainda permite ao trabalhador alcançar patamares muito maiores de renda e de empregabilidade.
Descrição: LIMA, Leonardo Dias. Avaliação de impacto das Instituições Privadas de Ensino Superior financiadas pelo Programa FNE Comércio e Serviços do Banco do Nordeste: um estudo de caso no Município de Mossoró no Rio Grande do Norte. 2014. 214f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13213
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_ldlima.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.