Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1405
Título: Estudo sobre a depuração de Sururu Mytella falcata (Orbigny, 1846)
Autor(es): Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Quesado, Adéle Maria Nascimento
Palavras-chave: Bivalve
Data do documento: 1989
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: VIEIRA, G. H. F.; VIEIRA, R. H. S. dos F.; QUESADO, A. M. N. (1989)
Resumo: O sururu Mytella falcata (Orbigny, 1846) é um molusco bivalvo pertencente à família dos Mytillidae que, até há bem pouco tempo, tinha na lagoa de Mundaú (Alagoas-Brasil) um dos maiores estoques nacionais. Fatores ecológicos tais como mudanças no habitat, condicionadas, pelo desaguamento de detritos industriais na lagoa, destruíram quase por completo esse potencial de sururus. A depuração é um processo bastante usado nos principais países produtores de molusco, com finalidade de reduzir a sílica e a carga bacteriana normalmente provenientes de locais poluídos, sem a qual constitui-se problema para a saúde pública. O objetivo desse trabalho é determinar o tempo ótimo de depuração relacionando-o com a taxa de mortalidade dos animais, aspectos quantitativos da sílica e contagem padrão em placas (CPP) de bactérias aeróbicas viáveis e a estimativa do úmero de coliformes através do texto do Nu´mero Mais Provável (NMP) durante e após o processo de depuração.
Descrição: VIEIRA, Gustavo Hitzschky Fernandes; VIEIRA, Regine Helena Silva dos Fernandes; QUESADO, Adéle Maria Nascimento. Estudo sobre a depuração de Sururu Mytella falcata (Orbigny, 1846).. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.28, 1989/1990, p. 63-68
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1405
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989.90_art_ghfvieira.pdf255,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.