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Tipo: Dissertação
Título: Saberes dos concludentes do Curso de Pedagogia UFC (2013.2) sobre dislexia
Título em inglês: Connaissance des cours de pédagogie concluante - UFC (2013.2 ) sur la dyslexie
Autor(es): Santana, Juliana Silva
Orientador: Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
Palavras-chave: Aprendizagem da língua escrita;Dislexia;Saberes docentes;Aprentissa ge de l a langue écrite;Dyslexie;Savoirs des enseignants
Data do documento: 2014
Citação: SANTANA, Juliana Silva. Saberes dos concludentes do curso de Pedagogia UFC (2013.2) sobre dislexia. 2014. 118f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral investigar os saberes sobre dislexia das concludentes em Pedagogia diurno — UFC (2013.2) e objetivos específicos; averiguar como as discentes entendem os processos de aquisição e desenvolvimento da língua escrita; identificar quais seus saberes sobre dislexia; investigar a que fonte de conhecimento elas atribuem esses saberes e compreender se/como o curso de Pedagogia — UFC aborda a temática dislexia. O suporte teórico compreende, dentre outros, contribuições de Pimenta (2012) e Tardif (2007) sobre formação de professores, saberes docentes e identidade profissional; Vygotsky (1991), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2006) e Soares (2012) sobre aprendizagem da língua escrita; Scoz (2011), Fonseca (1995), Sampaio (2011, 2010), Shaywitz (2006) e Massi (2007) sobre dificuldades de aprendizagem e dislexia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada no campus da FACED/UFC com dez concludentes do curso de Pedagogia, diurno, semestre 2013.2. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados documentos (Projeto Político Pedagógico — PPP do curso e ementas das disciplinas), questionários e entrevistas. Os principais achados da pesquisa revelam que os saberes das concludentes sobre a aquisição e desenvolvimento da língua são, sobretudo, de perspectiva construtivista, visto que a abordagem psicogenética de alfabetização tem sido priorizada educacionalmente em esfera nacional e também nesta graduação e, ainda, que esta concepção, até então, não se reverte em prática quando as concludentes são estimuladas a pensar como alfabetizarão crianças. Apresentam incipiência e consequente inconsistência em seus conhecimentos sobre dislexia, embora caracterizem-na de forma diversificada (dificuldade na leitura e escrita, trocas ou omissões de letras, espelhamento, erros persistentes, entre outros). O curso de Pedagogia contribuiu com um seminário sobre o tema, apresentado pelos próprios alunos no início da graduação e com um filme que narra a trajetória de uma criança com dislexia na escola. Leituras de revistas, reportagens televisivas e pesquisas na internet foram utilizadas entre a aplicação do questionário e da entrevista enquanto busca das próprias concludentes, sem a intervenção da pesquisadora, e configuram-se como fontes diversificadas de conhecimento. No currículo cursado pelas pesquisadas (vigente desde 2007.1), consta a disciplina optativa “Aprendizagem: processos e problemas”, cuja caracterização remete-se às discussões sobre dislexia, dentre outras dificuldades na aprendizagem. Contudo, esta não fora ofertada por todo o período em que os sujeitos eram graduandos. Por tratar-se de uma formação inicial, é comum que os saberes ainda sejam incipientes, considerando que as teorias articuladas às práticas, num futuro, terão mais força e significado através, dentre outros, de formações continuadas. Essa pesquisa mostrou que as concludentes pesquisadas têm noções gerais do que seja dislexia, contudo a incipiência desses saberes pode dificultar a prática docente inclusiva. O curso de Pedagogia —UFC, embora não sistematicamente, colaborou para tais saberes, todavia destaca-se a relevância de mais discussões que aproximem a formação teórica das necessidades práticas de ensino para alunos que apresentam dificuldades específicas de leitura — dislexia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16425
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