Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16446
Título: Catolicismo e educação: a história da criação da Diocese do Crato e a ação educacional de Dom Quintino no Cariri (1914-1929)
Título em inglês: Catholicism and education: the history of the creation of the Diocese of Crato and the educational action of Bishop Quintino in Cariri (1914-1929)
Autor(es): COSTA, Francisco Joel Magalhães da
Orientador(es): VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula
Palavras-chave: Education
Catholicism
Educação religiosa
Catolicismo
Data do documento: 2016
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: COSTA, F. J. M.; VASCONCELOS JÚNIOR, R. E. P. (2016)
Resumo: Este trabalho de dissertação tem como objetivo compreender, através da história e memória, como foi criado e implantado o projeto de educação, no Cariri, da Igreja Católica, a partir da criação da Diocese do Crato. Assim, temos como eixo determinante, as ações instrucionais da Igreja Católica, a partir da criação da diocese neste município. A diocese sufragânea do Crato foi criada em 20 de outubro de 1914 pelo Papa Bento XV, através da bula papal Catholicae Ecclesiae. O estudo consiste numa pesquisa bibliográfica, cujas fontes mostraram informações históricas que marcaram o desenvolvimento do Crato nos aspectos social, político, cultural, religioso e educacional e, justificaram a escolha por esse tema. Nesse contexto, o estudo se enveredou nas perspectivas da História Local, Nova História Cultural, Micro-História e Produção Biográfica. Nesse processo de conhecimento, a tessitura histórica foi fragmentada em três capítulos. No capítulo 1: contempla a justificativa do tema, o objetivo geral e os objetivos específicos, a metodologia e o embasamento teórico, e a descrição dos capítulos. No capítulo 2: discorre sobre a contribuição social e educacional das missões realizadas pelas ordens religiosas; trata do processo de romanização da Igreja Católica, a partir das ordens advindas da Santa Sé, em Roma, até a romanização no Ceará; aborda os trabalhos preparatórios de reestruturação e criação de seminários e dioceses. E, por último, no capítulo 3: enfoca um pouco da vida de Padre Cícero, a sua relação com a política e seus embates com a Igreja Católica, a religiosidade popular; foca o progresso e suas nuances ao longo do tempo, acerca do município do Crato; e traz breves notas sobre a vida do bispo Dom Quintino, em relação, em especial, a sua formação e suas ações educacionais voltadas para o bispado.
Descrição: COSTA, Francisco Joel Magalhães da. Catolicismo e educação: a história da criação da Diocese do Crato e a ação educacional de Dom Quintino no Cariri (1914-1929). 2016. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16446
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_fjmcosta.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.