Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16530
Título: Se a língua é um factor de identificação cultural, como se compreende que a mesma língua identifique culturas diferentes?
Autor(es): MATEUS, Maria Helena Mira
Palavras-chave: Língua
Identificação
Fator
Português
Data do documento: 2003
Editor: Revista de Letras
Citação: MATEUS, M. H. M. (2003)
Resumo: O artigo questiona a afirmação de que a “língua é um fator de identificação cultural”, a partir da revisão de diferentes abordagens das relações entre língua e cultura. Nessa perspectiva, discute-se o caso do Português como exemplo de uma língua que identifica diferentes culturas e os fatores que provocaram o afastamento das variedades portuguesa e brasileira, para concluir que a língua é um fator de identificação cultural, mas só no uso e pelo uso que dela faz o indivíduo e não apenas por pertencer a uma das várias comunidades que a utilizam como materna.
Descrição: MATEUS, Maria Helena Mira. Se a língua é um factor de identificação cultural, como se compreende que a mesma língua identifique culturas diferentes? Rev. de Letras, Fortaleza, v. 25, n. 1/2, p. 84-89, jan./dez. 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16530
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art-mhmmateus.pdf46,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.