Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16531
Título: Civilização da obediência: por uma sociologia do livro escrito para criança na república das letras
Autor(es): LEÃO, Andréa Borges
Palavras-chave: Livros para crianças
Produção cultural
Projeto civilizatório
Data do documento: 1998
Editor: Revista de Letras
Citação: LEÃO, A. B. (1998)
Resumo: Os livros são objetos cuja eficácia simbólica advém do encontro entre os protocolos de leitura, dispositivos técnicos, visuais e físicos que comandam a ordem do escrito, e as maneiras de ler, a multiplicidade dos usos que sedimentam as significações do lido. Aqui, serão tomados como suportes para a invenção e circulação de uma ordem nacional. Proponho indagar a lógica da produção, difusão e consumo dos livros escritos para crianças na Primeira República brasileira, privilegiando as idéias-forças de um projeto civilizatório para o país.
Abstract: Books are means of communication whose symbolic efficiency comes from their making process and the various ways of reading them. Hereafore they will be taken as a channel through which flows a mechanism that originates a national order. It is our intent to investigate the logic of the production, difusion and consumption of children’s books published and read during the “first Brazilian Republic (1890 – 1914). A special emphasis is placed on the motorideas of a civilizing project for Brazil.
Descrição: LEÃO, Andréa Borges. Civilização da obediência: por uma sociologia do livro escrito para criança na república das letras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 20, n. 1/2, p. 12-18, jan./dez. 1998.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16531
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_ableao.pdf57,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.