Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16562
Título: A aids e outras falas: uma reflexão sobre metáforas e neologismos relacionados com doenças
Autor(es): LIMA, Raimundo Nonato
Palavras-chave: Discurso politicamente correto
Metáforas
Neologismo e AIDS
Data do documento: 2000
Editor: Revista de Letras
Citação: LIMA, R. N. (2000)
Resumo: O discurso politicamente correto, conceito surgido na década de oitenta, nos EUA, é atualmente muito difundido no Brasil. Discute-se aqui o politicamente correto como base para uma reflexão sobre metáforas e neologismos relacionados com doenças, especialmente a AIDS. Desenvolvendo- se em seguida uma análise do glossário, “AIDS, leia antes de escrever”, editado pelo Ministério da Saúde, considerado uma tentativa de oferecer uma terminologia que julga adequada (politicamente correta) para elaboração de textos jornalísticos sobre a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Conclui-se que o discurso politicamente correto tem servido a esforços pela superação de preconceitos lingüístico-sociais, mas ao mesmo tempo pode contribuir para ocorrência de equívocos, quando entendido e praticado de forma sectária e fora do contexto histórico- social.
Descrição: LIMA, Raimundo Nonato. A aids e outras falas: uma reflexão sobre metáforas e neologismos relacionados com doenças. Revista de Letras, Fortaleza, v. 22, n. 1/2, p. 94-102, jan./dez. 2000.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16562
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_rnlima.pdf64,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.