Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16647
Título: Pesquisa de currículo e metáforas
Autor(es): MORAES, Sílvia Elizabeth
Palavras-chave: Currículo
Metodologias qualitativas
Metáforas
Data do documento: 2004
Editor: Revista de Letras
Citação: MORAES, S. E. (2004)
Resumo: Neste artigo advogamos a etnografia e a pesquisaação como metodologias apropriadas à análise de currículo. Conceituamos currículo a partir da teoria dos significados da vida humana de Phillip Phenix. Apresentamos as metáforas como instrumentos conceituais no desenvolvimento dos paradigmas e analisamos seu papel nas análises qualitativas. Ao final, sugerimos questões para futuras pesquisas.
Abstract: In this paper we advocate ethnography and actionresearch as appropriate methodologies for curriculum analysis. We conceptualize curriculum under the perspective of Phillip Phenix´s theory of human life meanings. We present metaphors as conceptual instruments in the development of paradigms and we analyze their role in qualitative analysis. In the end we suggest some topics for future research.
Descrição: MORAES, Sílvia Elizabeth. Pesquisa de currículo e metáforas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 26, n. 1/2, p. 35-43, jan./dez. 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16647
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_semoraes.pdf668,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.