Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16648
Título: Uma leitura de Senhora: embate entre a condição econômica e social do Império e o idealismo artístico de José de Alencar
Autor(es): MORAES, Vera Lucia Albuquerque de
Palavras-chave: Sociedade
Dinheiro
Amor
Escravo
Data do documento: 2004
Editor: Revista de Letras
Citação: MORAES, V. L. A. (2004)
Resumo: José de Alencar intenta mostrar a vida doméstica e pública de seus protagonistas em estreita relação com o mundo econômico e social. O romance Senhora contém aspectos reveladores da sociedade daquela época, que influencia diretamente o comportamento das personagens nas esferas mais íntimas de suas vidas como, por exemplo, a esfera amorosa. A força do dinheiro, na sociedade urbana do século XIX, que se organiza a partir de modelos culturais europeus, começa a exigir padrões de comportamento e de atitudes que não combinam com o caráter íntegro do escritor, tão cioso de suas convicções morais e éticas. Daí, a força dramática do romance Senhora que joga com a inusitada situação senhora/escravo, enredando os protagonistas da história - Aurélia e Fernando - nesse universo equivocado.
Descrição: MORAES, Vera Lucia Albuquerque de. Uma leitura de Senhora: embate entre a condição econômica e social do Império e o idealismo artístico de José de Alencar. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 26, n. 1/2, p. 73-78, jan./dez. 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16648
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_vlamoraes.pdf51,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.