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Título: O torém como lugar de memória e espaço de formação na educação escolar diferenciada indígena Tremembé
Título em inglês: The Torém as a place of memory and as training space in the education differentiated indigenous school Tremembé
Autor(es): OLIVEIRA, Renata Lopes de
Orientador(es): FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque
Palavras-chave: Indigenous education
Danças indígenas
Índios Tremembé
Índios – Educação
Data do documento: 2015
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: OLIVEIRA, R. L.; FIGUEIREDO, J. B. A. (2015)
Resumo: O Torém é uma dança de roda ancestral realizada pela população indígena Tremembé da localidade de Almofala, distrito de Itarema no Ceará. Nesta pesquisa buscamos identificar como o Torém faz parte do cotidiano escolar da Escola Indígena Maria Venância. A ideia foi verificar os contributos da inserção do Torém como prática pedagógica e temática de estudo para o fortalecimento da singularidade cultural do povo Tremembé, considerando os referenciais da colonialidade/descolonialidade. Para tal, nos utilizamos dos referenciais metodológicos da etnografia. Nesse percurso acompanhamos os momentos dedicados à realização do Torém na Escola com os alunos do ensino fundamental. Participamos das disciplinas “Torém e Espiritualidade Tremembé”, no ensino médio, e “Torém: Ciência, Filosofia e Espiritualidade Tremembé”, no ensino superior, e realizamos entrevistas do tipo narrativa, com a finalidade de compreender o significado que os professores atribuem à dança do Torém. Verificamos que, atualmente, o Torém além de prática social se configura como prática pedagógica e disciplina da matriz curricular da Educação Escolar Diferenciada Indígena Tremembé. O Torém, como pratica pedagógica na EEDITE, tem a função de ensinar as crianças o canto e a dança desse ritual. Como disciplina curricular o Torém favorece o reconhecimento e a valorização da cultura Tremembé, pois possibilita discutir temas como política, espiritualidade, lazer.
Abstract: The Torém is an ancient circle dance performed by the Tremembé indigenous population of the town of Almofala, Itarema/Ceará. In this research we seek to identify how the Torém is part of the everyday school life of Indigenous School Maria Venância. The idea was to investigate the contributions of Torém as pedagogical practice and as thematic study to strengthen the cultural uniqueness of the Tremembé people, considering the references of colonialism / descolonialim. To do this, we use the methodological references of ethnography. In this trajectory, we observe the moments devoted to the Torem in school with elementary school students. We participated in the disciplines "Torém and Spirituality Tremembé" in high school, and " Torém: Science, Philosophy and Spirituality Tremembé" in higher education,and we conducted narrative interviews, to know which meanings are attributed to dance Torém by teachers. Currently, We found that the Torém, beyond a social practice, is also a pedagogical practice and a discipline of the curriculum of the School Differentiated Indigenous Tremembé Education. The Torém as pedagogical practice in EEDITE, serves to teach children the corner and the dance of this ritual. As a curricular discipline Torém favors the recognition and appreciation of Tremembé culture, it allows discuss topics such as politics, spirituality, leisure.
Descrição: OLIVEIRA, Renata Lopes de. O torém como lugar de memória e espaço de formação na educação escolar diferenciada indígena Tremembé. 2015. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16650
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