Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16651
Título: O pedagogo e o ensino de matemática: uma análise da formação inicial
Título em inglês: The pedagogue and Math Education : an analysis of initial training
Autor(es): MATOS, Fernanda Cíntia Costa
Orientador(es): SANTOS, Maria José Costa dos
Palavras-chave: Education
Teacher Training
Teaching of Mathematics
Ensino de Matemática
Formação de Professores
Data do documento: 2016
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: MATOS, F. C. C.; SANTOS, M. J. C. (2016)
Resumo: Os programas de formação de professor se faz cada vez mais presente no cenário das políticas públicas nacionais. Pesquisas educacionais, apontam a exigência desse profissional se apresentar cada vez mais atualizado, seja em relação aos conteúdos, ou nas metodologias ativas. Com efeito, o presente estudo teve como objetivo principal analisar o processo formativo dos pedagogos para o Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentando uma proposta de desenvolvimento da formação de forma reflexiva, fundamentada na metodologia de ensino Sequência Fedathi. Nosso lócus de pesquisa foram as salas de aulas das disciplinas Ensino de Matemática, durante os semestres 2014.2, 2015.1 e 2015.2 e Tópicos de Educação Matemática no semestre 2015.1 do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará-FACED/UFC. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia (vespertino-noturno), regularmente matriculados nessas disciplinas. Como recursos metodológicos utilizamos observações nas disciplinas citadas, como também uso de análises de questionários e fóruns online. Para fundamentar nossos estudos nos apoiamos nos estudos de Nóvoa (1995) e (2009), Tardif (2002) e Gatti (2011). Para contribuir com indagações e questionamentos sobre o Ensino de Matemática, nos amparamos em Fiorentini, (1995) e Lorenzato, (2006) e Nacarato (2009). No que se refere à formação do pedagogo para o ensino da matemática, contamos com as contribuições de Curi (2004), Lima (2007) e Santos (2007), e, por fim, para fundamentar nossa proposta de formação pedagógica extensiva-reflexiva recorremos a Sousa (2013) e Souza (2015). Consideramos que os resultados encontrados contribuirão para uma formação mais sólida, no que se refere aos licenciandos de Pedagogia, acerca dos conteúdos e metodologias de Matemática para a melhoria do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental.
Abstract: Teacher training becomes ever more present in the field of educational research, it is by this professional requirement to present increasingly updated, either in relation to the content is the use of active methodologies. Therefore this study aimed to analyze the formation process of teachers for mathematics education in the early years of elementary school, presenting a development proposal, reflective training based on the Fedathi Sequence, the consolidation and improvement of such training. Our research locus were the classrooms of the subjects Mathematics Teaching during semester 2014.2, 2015.1 and 2015.2 and topics in mathematics education 2015.1 semester of Faculty of Education of the Federal University of Ceará (UFC). The subjects were the Faculty of Education students (evening-night), enrolled in these disciplines. As methodological resources use notes in the mentioned disciplines, as well as use of analysis of questionnaires and online forums. To support our studies we rely on studies of Nóvoa (1995) and (2009), Tardif (2002) and Gatti (2011). To help with inquiries and questions about the Teaching of Mathematics, we admitted him to Fiorentini (1995) and Lorenzato (2006) and Nacarato & Mengali (2009). As regards the formation of the teacher for teaching mathematics, we rely on the contributions of Curi (2004), Lima (2007) and Santos (2007), and finally, to support our proposal for extensive-reflective pedagogical training resort Sousa (2013). Indeed, we wish that the results contribute to a more solid formation with regard to undergraduate pedagogy, about the content and methods of mathematics in the early years of elementary school.
Descrição: MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pedagogo e o ensino de matemática: uma análise da formação inicial. 2016. 143f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16651
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_fccmatos.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.