Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16811
Título: Terminologia científica: o que é e como se faz
Autor(es): PONTES, Antônio Luciano
Palavras-chave: Terminologia científica
Fenômeno terminológico
Terminologia e lexicologia
Data do documento: 1997
Editor: Revista de Letras
Citação: PONTES, A. L. (1997)
Resumo: Embora o interesse pela Terminologia já fosse, no passado, objeto de estudo dos primeiros semanticistas, somente no século XX foi considerada disciplina independente, baseando-se em dois fundamentos: o fato de ela ter objeto próprio, qual seja o termo, signo veiculador de designações de língua de especialidade, e de ser a Terminologia considerada por si mesma uma área de aplicação. Hoje a Terminologia, ainda que não seja por todos considerada uma disciplina independente, é, no entanto, por unanimidade dos pesquisadores, reconhecida como uma matéria importante para o currículo do ensino contemporâneo, uma vez que o uso de termos técnicos não devidamente definidos ou a inconsistência no uso dos termos origina problemas didáticos tanto a docentes como a discentes. Por esse motivo, é conveniente considerar a importância do trabalho terminológico no âmbito universitário. A importância de uma metodologia cresce largamente em resposta à explosão de informações, as quais levam à necessidade de se apresentar designações próprias para muitos conceitos criados, especialmente na ciência e tecnologia, para, entre outros fins, efetivar as comunicações internacionais, disseminar conhecimentos entre todos os povos do mundo.
Descrição: PONTES, Antônio Luciano. Terminologia científica: o que é e como se faz. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 19, n. 1/2, p. 44-51, jan./dez. 1997.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16811
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_alpontes.pdf49,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.