Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17270
Título: O processo da nominalização na estrutura sintática do português. Análise linguística de construções nominais com a preposição DE.
Autor(es): CAVALCANTE, Francisco Tarcísio
Palavras-chave: Análise linguística
Preposição
Modelos de transformação
Data do documento: 1982
Editor: Revista de Letras
Citação: CAVALCANTE, F. T. (1982)
Resumo: Noam Chomsky desenvolveu, nos últimos vinte anos, uma teoria que realmente revolucionou os meios lingüísticos. Em Aspects,3 o lingüista norte-americano formulou o que hoje se conhece como Gramática Gerativo-Transformacional. Nela, as relações sintáticas entre os termos da frase são consideradas de um ponto de vista muito diferente do da gramática tradicional. Assim é que na sintaxe de uma língua há dois sistemas de regras: um sistema de base, com dois subcomponentes (categoria! e lexical). que gera as estruturas j)rofundas das frases, e um outro, o sistema transformaciona/, que vai converter essas estruturas - que foram geradas - em estruturas superficiais. Há vários modelos de transformação, conforme se levam em conta as condições de aplicação, sua natureza ou os resultados que ocasiona. Podemos ter, então, transformações obrigatórias, facultativas, simples, complexas, generalizadas, singulares e outras. Todas elas são aplicadas em duas etapas: primeiro, há uma descrição estrutural (DE) das seqüências às quais elas se aplicam e, depois, a seqüência analisada sofrerá algumas modificações, o que se pode chamar de mudança estrutural (ME).
Descrição: CAVALCANTE, Francisco Tarcísio. O processo da nominalização na estrutura sintática do português. Análise linguística de construções nominais com a preposição DE. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 39-62, jul./dez. 1981, jan./jun. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17270
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_ftcavalcante.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.