Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17271
Título: Bastos Tigre: bibliotecário e poeta da Belle Époque
Autor(es): COLARES, Otacílio
Palavras-chave: Bastos Tigre
Livros
Biblioteconomia
Poeta
Data do documento: 1982
Editor: Revista de Letras
Citação: COLARES, O. (1982)
Resumo: Distintos ouvintes: Seja-nos permitido, antes do mais, chamar-lhes a atenção para um fato bastante significativo: o de estarmos reunidos, para falar de livros e da sua importância transcendental, num auditório de um curso de letras em grau superior, e que vai ter como escopo a valorização, há muito requerida, na nação brasileira, da arte-profissão, que é a da Biblioteconomia, e isto justamente na véspera do transcurso entre nós do Dia do Discotecário. O significado especial, que achamos por bem assinalar: o de estarmos aqui , para falar do livro, num auditório que tem como patrono um altíssimo poeta e homem cuja cultura humanística, sobretudo nos domínios do classicismo literário, levaria o grande poeta brasileiro Manoel Bandeira a incluí-lo entre os dois maiores poetas da língua portuguesa. Estamos a citar o poeta lírico e épico José Albano, nascido na Fortaleza, em casa senhorial de seus pais, que estava situada bem ali, nas proximidades do tradicional Colégio da Imaculada Conceição.
Descrição: COLARES, Otacílio. Bastos Tigre: bibliotecário e poeta da Belle Époque. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 63-73, jul./dez. 1981, jan./jun. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17271
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_ocolares.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.