Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17273
Título: Anchieta e a evangelização do Brasil
Autor(es): ELIA, Sílvio
Palavras-chave: José de Anchieta
Evangelização
Cristianismo
Data do documento: 1982
Editor: Revista de Letras
Citação: ELIA, S. (1982)
Resumo: No dia 22 de junho de 1980, o Santo Padre gloriosamente reinante, João Paulo 11, elevava aos altares como beato o Pe. José de Anchieta. Era o reconhecimento oficial pelo Vaticano de uma vida cristianissimamente vivida, que teve por cenário a selva brasileira e por interlocutores gente em idade da pedra, afeita à caça e ao nomadismo, guerreiros desnudos e antropófagos, numa palavra, homens sem Fé, nem Lei, nem Rei, para falar com Pero da Magalhães de Gândavo. No entanto, eram também criaturas de Deus e, como tais, redimidas pelo sangue de Cristo, cuja mensagem ainda não haviam recebido. Desembarcou Anchieta na Bahia, em 1553, vindo na comitiva do 2.0 Governador Geral, Duarte da Costa. Com o 1.0 Governador Geral, Tomé de Sousa, chegara outro gigante espiritual, o não menos justamente famoso Pe. Manuel da Nóbrega, que passou a exercer as funções de superior dos jesuítas da Província do Brasil. Sabedor Nóbrega de que na capitania de São Vicente havia muita falta de doutrina, "porque os portugueses viviam quase como gentios, cativavam por escravos os índios, fazendo nesta matéria grandes insolências e infidelidades",! tentou pôr cobro a tais desmandos e para isso, no mesmo ano de 1553, fez com que se deslocassem para S. Vicente seis missionários, dentre os quais o irmão José de Anchieta.
Descrição: ELIA, Sílvio. Anchieta e a evangelização do Brasil. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 1-18, jul./dez. 1981, jan./jun. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17273
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_selia.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.