Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17279
Título: Literatura de cordel e comunicação
Autor(es): TAVARES JÚNIOR, Luiz
Palavras-chave: Comunicação
Literatura de cordel
Linguagem
Data do documento: 1982
Editor: Revista de Letras
Citação: TAVARES JÚNIOR, L. (1982)
Resumo: A natureza político-comunitária, social do homem o impele para o discurso, para a fala, para a comunicação. Talvez não haja mais tanto empenho em se pensar o homem sem linguagem, o homem em sua essência pura. São especulações de ordem metafísica que já não despertam tanto interesse. A Metafísica não mais poderá descartar a Antropologia, que, por sua vez, deve apoiar-se, em sua compreensão do ser humano, na capacidade que ele tem de converter seu pensamento em linguagem. A linguagem, em sua realização, supõe a comunicação, sustentáculo e animação da vida em sociedade. O vazio, o silêncio são os grandes tormentos, os dois maiores algozes do homem, pois o violentam como que em sua própria essência de "ens politicus". Expressar-se, exprimir-se, comunicar-se é tão fundamental ao homem, como o respirar, o alimentar-se.
Descrição: TAVARES JÚNIOR, Luiz. Literatura de cordel e comunicação. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 75-96, jul./dez. 1981, jan./jun. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17279
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_ltavaresjunior.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.