Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17290
Título: Regras de produtividade dos hipocorísticos
Autor(es): MONTEIRO, José Lemos
Palavras-chave: Hipocorísticos
Regras de produtividade
Prenome
Sobrenome
Data do documento: 1982
Editor: Revista de Letras
Citação: MONTEIRO, J. L. (1982)
Resumo: Entre os assuntos pouco estudados pelas nossas gramáticas encontram-se inexplicavelmente os relacionados aos nomes hipocorísticos. Trata-se na realidade de um campo propício à investigação, capaz de elucidar diversos aspectos referentes à formação das palavras ou organização do léxico e aos problemas de aquisição da linguagem, além de fornecer elementos valiosos para uma análise dos componentes afetivos do signo lingüístico. · Em pesquisa ora realizada com vistas à elaboração de um dicionário de hipocorísticos, a cada instante delinearam-se dúvidas e reflexões de toda ordem, exigindo até mesmo a restrição do conceito de hipocorístico aos nomes produzidos exclusivamente a partir das alterações morfofonêmicas de um dado prenome ou sobrenome. Percebeu-se por outro lado, à medida que os dados estavam sendo analisados, uma coerência notável nessas alterações e, como resultado, a possibilidade de uma sistematização dos processos de formação com base em tratamento estatístico que evidenciasse os índices de participação de cada um deles. Determinou-se, então, uma amostra aleatória de tamanho exageradamente grande (9. 000 hipocorísticos), tendo sido identificados cinco processos de formação, já descritos em relatório publicado pela Revista da Academia Cearense da Língua Portuguesa (n9 4, 1983).
Descrição: MONTEIRO, José Lemos. Regras de produtividade dos hipocorísticos. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 47-60, jul./dez. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17290
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_jlmonteiro.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.