Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17295
Título: Uma experiência de ensino de redação em 1º ciclo - Alternativas para classes numerosas
Autor(es): ROCHA, lúta Lerche Vieira
Palavras-chave: Composição e estilo em língua portuguesa
Projeto redação
Projeto grupal
Data do documento: 1982
Editor: Revista de Letras
Citação: ROCHA, I. L. V. (1982)
Resumo: O teor deste relato foi extraído de minha prática pedagógica no 1º Ciclo de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, junto às disciplinas de Língua Portuguesa I e II, no período de 1977 a 1981 e, posteriormente, na disciplina de Composição e Estilo em Língua Portuguesa, no Curso de Letras da UFC. Inicialmente identificou-se com um projeto de grupo, denominado PROJETO REDAÇÃO, desenvolvido numa época em que a credibilidade do 1º Ciclo era tida em mais alta conta (77 / 79). Num segundo momento prevaleceu o trabalho individual, razão por que, no presente relato, mesclam-se o projeto grupal e as tentativas isoladas. Este projeto primeiro, bastante ousado em relação a um ensino predominantemente verbalista e conteudístico, centrava- se no desenvolvimento da percepção e do raciocínio e tinha como motivação a comprovada incapacidade para a comunicação oral e escrita dos alunos que ingressam na universidade também traduzida na constatação de que o conhecimento de nível universitário requer atitudes, conhecimentos e habilidades distintos dos que a escola de 1º e 2º graus está formando no aluno.
Descrição: ROCHA, lúta Lerche Vieira. Uma experiência de ensino de redação em 1º ciclo - Alternativas para classes numerosas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17295
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_ilvrocha.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.