Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17296
Título: Modelo para redação
Autor(es): SILVA, Vicente Eduardo Sousa e
Palavras-chave: Redação
Modelo
Normas
Data do documento: 1982
Editor: Revista de Letras
Citação: SILVA, V. E. S. (1982)
Resumo: A propósito da intemperança expressiva a grassar atualmente em todos os espaços sem nada acrescentar, convém lembrar algumas normas àqueles que desejam redigir bem sem pretensão literária. Para isso é preciso transmitir o pensamento com correção e clareza. A linguagem resultará mais eficaz e mais autêntica, quando, despida do artifício, se expressar cristalina e espontânea de tal forma que a significação das palavras transpareça facilmente. O que não ocorre com a excessiva linguagem figurada, a conotação ambígua e o entretexto enigmático. Deve ser um espelho que retrate com fidelidade o pensamento e isto só se fará através do vocabulário acessível e da frase de estrutura direta. Se a palavra bem empregada muita vez não reflete a idéia, o que ocorrerá com o inverso? Bem disse Horácio há dois milênios: "quem burila demasiado perde o nervo e o vigor; o que aspira ao sublime torna-se empolado; e quem se esforça em dar prodigiosa variedade a um assunto singelo, acaba pintando o golfinho nas selvas e o javali nos mares".
Descrição: SILVA, Vicente Eduardo Sousa e. Modelo para redação. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 61-66, jul./dez. 1982.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17296
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_vessilva.pdf535,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.