Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17308
Título: Cem anos de vitória
Autor(es): CARDOSO, Paulo Amorim
Palavras-chave: Esperanto
Latim
Literatura
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: CARDOSO, P. A. (1986)
Resumo: Caminhava, certa vez, ao longo de uma estrada de ferro, acompanhado de um desconhecido, senhor idoso e forte, que aparentava muita inteligência. Ao olhar um trem que passava, com uma só máquina puxando muitos vagões, disse-lhe em tom de prosa: - Quando eu vejo um trem, transporto-me ao passado e lembro-me de que ele já prestava muitos serviços à humanidade, mas havia, então, "homens cultos" que não admitiam a possibilidade de um trem com rodas de ferro rolar sobre trilhos de ferro, porque, conforme estavam convictos em suas ingênuas concepções, as rodas do trem deveriam deslizar. o o O senhor idoso, de imediato, exclamou: - O povo antigo era muito imbecil, não é verdade?! Concordei com a idéia dele, mas considerei que, ainda hoje, havia muita gente assim. E, para ilustrar o argumento, disse- lhe: - Ainda hoje, há muita gente que não acredita que o horr. em tenha ido à lua. Fui interrompido bruscamente e, de modo incrédulo, interrogou- me: - E ele foi mesmo? Certamente, ao lembrar-se de que chamara os antigos de imbecis, acrescentou: - É... pode ser que alguém tenha ido até à lua ... O episódio revela o quanto os seres humanos são inseguros por causa de seus preconceitos, falsas sapiências e ingênuas credulidades. Quase sempre, contrariam tudo o que lhes desagradam ou desaprovam o que não lhes favoreçam os próprios interesses...
Descrição: CARDOSO, Paulo Amorim. Cem anos de vitória. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 181-183, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17308
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_pacardoso.pdf356,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.