Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17311
Título: Das associações morfossemânticas entre semantemas
Autor(es): DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira
Palavras-chave: Relações morfossemânticas
Semantemas
Prefixos
Afixos
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: DUARTE, P. M. T. (1986)
Resumo: O objetivo do presente trabalho é fazer uma pequenina incursão no estudo das relações morfossemânticas entre semantemas. Consideramos apenas os casos que envolvem sematemas de vocábulos simples e os de semantemas na composição prefixo-radical, o que alguns autores incluem no processo derivacional. Tomamos por base a perspectiva meramente sincrônica. Entretanto, não deixamos de fazer as necessárias ressalvas ao escopo desta perspectiva. Nossa intenção é mostrar que o semantema, como unidade lingüística, não pode ser interpretado como um ente inerte, dentro de um enfoque intelectualista. Ele comporta conotações, constelação de significados virtualmente associados, os virtuemas, que se atualizam em determinados contextos e com o auxílio dos morfemas periféricos, vogal temática e afixos...
Descrição: DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Das associações morfossemânticas entre semantemas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 109-120, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17311
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_pmtduarte.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.