Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17320
Título: As palavras proibidas
Autor(es): MONTEIRO, José Lemos
Palavras-chave: Palavras
Vocábulo
Expressão
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: MONTEIRO, J. L. (1986)
Resumo: Se nos detivermos alguns instantes a refletir sobre o fascínio ou a magia que certas palavras nos transmitem, concluiremos que, desde o seu surgimento, a linguagem constitui um verdadeiro mistério. É como se os sons lingüísticos não tivessem apenas uma função comunicativa: eles também seriam capazes de operar mudanças em nosso comportamento, atuar em nossas emoções, trazer-nos a dor ou o prazer. Quantas vezes basta ouvirmos um vocábulo ou expressão e alteramos subitamente nosso estado de espírito! Recordemos, nesse sentido, a jaculatória rezada na Santa Missa : "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e minha alma será salva". Este breve enunciado encerra a crença de que todo o poder existente na terra se resume na força da palavra e nos conduz a uma compreensão mítico-simbólica de que o homem e o mundo nada mais são do que uma espécie de manifestação da linguagem...
Descrição: MONTEIRO, José Lemos. As palavras proibidas. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17320
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_jlmonteiro.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.