Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17325
Título: O ensino do latim voltado para o pensamento e o comportamento
Autor(es): SILVA, Vicente Eduardo Sousa e
Palavras-chave: Ensino do latim
Pensamento
Comportamento
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: SILVA, V. E. S. (1986)
Resumo: Convém que em todo aprendizado prevaleça o crescimento interior. Daí o ensinamento de Albert Einstein "a carência de uma cultura moral: eis o pecado de omissão da nossa civilização; - sem cultura moral não haverá salvação, para a humanidade." Acrescente-se a isso a advertência de Rabindranath Tagore: "Muitas vezes pude constatar que de tudo quanto um professor ensina, nada se transmite com tanta eficiência como a sua maneira de agir. Sem esforço, eu assimilaria a impaciência, o arrebatamento, a parcialidade e a injustiça de meus professores ao passo que nada aprendera do que me ensinaram em suas aulas." Decerto, nada mais sem sentido o transmitir-se ao aluno lições que não lhe aproveitarão na vida por nada acrescer-lhe à formação. O estudo da língua calcado somente em aspectos teóricos, carente de qualquer utilidade, sem consciência dos objetivos a serem atingidos, se tornará inconsequente e inócuo. Ao invés, muito lhe valerá quando fundamentado preferentemente no pensamento...
Descrição: SILVA, Vicente Eduardo Sousa e. O ensino do latim voltado para o pensamento e o comportamento. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 39-44, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17325
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_vessilva.pdf771,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.