Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17326
Título: Literatura de cordel e cangaço
Autor(es): TAVARES JÚNIOR, Luiz
Palavras-chave: Literatura de cordel
Cangaço
Lampião
Feudos
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: TAVARES JÚNIOR, L. (1986)
Resumo: A história do Nordeste, bem como sua sociologia estão marcadas por um fenômeno que, à medida do passar do tempo, se avoluma em sondagem e interpretação - o cangaço. Muitos são os que se debruçam sobre ele, na busca de explicá-lo em suas origens, em sua natureza, em sua evolução, na tentativa de compreendê-lo, sob os mais variados ângulos, da história à sociologia, da antropologia à psicanálise, do jornalismo ao cinema, das artes plásticas à literatura. Pela história, procura-se levantar suas raízes, seguir seu curso, sobretudo no rastro das figuras maiores - Jesuíno Brilhante - Antônio Silvino - Virgulino Ferreira - Lampião, até sua extinção, com a morte de Corisco, em 25 .05 .1940. Por ela, ainda, fica-se a saber que o Cangaço não é um fenômeno isolado, nascido da caatinga, gerado no sertão, mas dá continuidade a situações de beligerância que remontam à colônia, encontra filiação nos cabras de proteção dos feudos e nas lutas de família e se insere num contexto político, do início aos fins da república velha...
Descrição: TAVARES JÚNIOR, Luiz. Literatura de cordel e cangaço. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 75-108, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17326
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_ltavaresjunior.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.