Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17327
Título: A descida do herói ao reino dos mortos
Autor(es): TEIXEIRA, Eleazar Magalhães
Palavras-chave: Poesia
Mitologia
Reino dos mortos
Data do documento: 1986
Editor: Revista de Letras
Citação: TEIXEIRA, E. M. (1986)
Resumo: "Descer ao reino dos mortos" é uma dádiva divina para os heróis que, além de se distinguirem pela bravura, pela inteligência e pela habilidade, hão de perpetuar-se como modelos de paciência, temor e obediência aos deuses, capacidade de assimilar as grandes provas a que são submetidos. É na sua descida ao reino dos mortos que o herói recebe a sabedoria necessária para despojar-se de sua vida errante e assumir a responsabilidade de enfrentar com segurança e clarividência a missão superior a que os deuses o destinam. Na epopéia, essa sabedoria visa a informar e formar o herói e a posteridade, a qual passa a ter nele um modelo de comportamento e de piedade. Ela é dada por revelação divina, em parte pela profecia, em parte pela magia e pelo diálogo com os mortos. E o herói que a recebe se movimenta num quadro amplo de poesia, arte, magia e religiosidade, que bem ressaltam as intenções protrépticas e didáticas da epopéia. Como conseqüência dessa revelação, da sabedoria dos mortos e da ajuda sobrenatural, o herói não é mais o mesmo antes e depois de sua descida ao reino dos mortos. Parece cavalgar dois mundos: o profano e o sagrado, o divino e o humano. Mas não basta que os deuses o elejam para essa posição de relevo; ele tem que contribuir com sua sensibilidade e piedade, sua crença e capacidade para enfrentar as duras provas a que os deuses o submetem...
Descrição: TEIXEIRA, Eleazar Magalhães. A descida do herói ao reino dos mortos. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 1-9, jul./dez. 1986.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17327
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1986_art_emteixeira.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.