Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17336
Título: O sentido revolucionário da poesia de Púchkin
Autor(es): PINTO FILHO, Alberto Souza
Palavras-chave: Poesia
Literatura russa
Poeta Púchkin
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: PINTO FILHO, A. S. (1987)
Resumo: Gostaria que as minhas primeiras palavras dirigidas a este auditório fossem de manifestação de minha profunda emoção e honra não só pelo fato de encontrar-me aqui na qualidade de expositor na Universidade Federal do Ceará, momento este que por si só glorifica qualquer expositor, mas também por esta oportunidade ser aproveitada para lembrarmos o nome, o legado de Alexandre Siergieievitch Púchkin: o poeta Púchkin, que nasceu na Rússia, em Moscou, no ano de 1799. Não consigo lembrar-me de outra época, quando o nome Rússia tenha sido tão mencionado como ultimamente. Mas lembro-me muito bem de uma época, quando a simples menção do nome Rússia era motivo de pelo menos um espanto. Talvez aqueles espantados não soubessem o que esta Rússia nos legou e tem legado. Ao relembrar estas épocas não posso deixar de emocionar-me com momentos como estes agora. E se tais momentos nos fazem orgulhosos, muito mais orgulhosa deve ficar a UFC, pois um dos responsáveis pelo ensejo de tais encontros é um professor oriundo do quadro docente desta Universidade: prof. Hesíodo de Queiroz Facó, fundador da cadeira de Língua e Literatura Russa na Universidade Federal do Rio de Janeiro, meu primeiro professor de língua e literatura russa...
Descrição: PINTO FILHO, Alberto Souza. O sentido revolucionário da poesia de Púchkin. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 59-74, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17336
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_aspintofilho.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.