Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17338
Título: O estatuto da ambigüidade: Jorge de Lima e a escravidão
Autor(es): VIANA, Dulce Maria
Palavras-chave: Poesia
Jorge de Lima
Escravidão
Cultura brasileira
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: VIANA, D. M. (1987)
Resumo: Falar da poesia de Jorge de Lima é sempre aceitar um desafio. Poucos textos poéticos têm-se mantido tão fortemente resistentes à crítica, ou à tentativa de uma exegese. De saída, portanto, coloca-se a pretensão nada ambiciosa deste trabalho que é mais uma aproximação do que um aprofundamento, na medida em que temos a consciência de que o universo poético de Jorge de Lima está ainda em quase total disponibilidade para os estudiosos de literatura. Assim sendo, ousamos "recortar" um tema - o da escravidão - para, nos seus desdobramentos formais, buscarmos em sua poesia uma linha de leitura. E falar da escravidão implica não só a apreciação de todos os poemas que a ela se referem e que se disseminam pela primeira fase da produção do poeta, mas ainda estender a pesquisa pelos textos da cultura brasileira que tratam do mesmo assunto...
Descrição: VIANA, Dulce Maria. O estatuto da ambigüidade: Jorge de Lima e a escravidão Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 341-356, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17338
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_dmviana.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.