Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17339
Título: Desencanto e esperança em sintaxe do compromisso
Autor(es): MORAIS, Eliana
Palavras-chave: Desencanto e esperança
Sintaxe do compromisso
Poesia
Carlos d'Alge
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: MORAIS, E. (1987)
Resumo: Conversando um dia com o professor Carlos d'Alge, após uma de suas aulas, indaguei-lhe porque Sintaxe de Compromisso? Confessou-me surpreso ser a primeira vez que lhe faziam esta pergunta, em meio a tantas outras. E disse-me pensativo: "Cada um tem a sua gramática própria para viver, a sua maneira de ver o mundo, analisar as pessoas e exercer um conhecimento próprio em cima das coisas que nos cercam". De alguma forma, Carlos d'Alge sente-se na obrigação de transmitir algo de bom, de esperançoso, reconfortante, diante da fria constatação em que se depara" . . . as massas estão cansadas de violência e abstração/ cansadas de promessas e traições" . (pg. 40) Sintaxe do Compromisso é composto de 52 poemas escritos ao longo de parte da sua vida . Esta obra feita de etapas, muito significa ao homem e poeta Carlos d'Alge. São fases de sua vida, momentos decisivos e às vezes cotidianos, capazes de serem esquecidos pela efemeridade do tempo se não fossem registrados poeticamente...
Descrição: MORAIS. Eliana. Desencanto e esperança em sintaxe do compromisso. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 321-324, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17339
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_emorais.pdf368 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.