Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17342
Título: Conhecimento e apreciação crítica de Graciliano Ramos em Portugal
Autor(es): CRISTÓVÃO, Fernando
Palavras-chave: Literatura brasileira
Graciliano Ramos
Portugal
Data do documento: 1987
Editor: Revista de Letras
Citação: CRISTÓVÃO, F. (1987)
Resumo: O conhecimento e a apreciação crítica da obra de Graciliano Ramos em Portugal tem a ver, antes de mais, com duas outras questões conexas: a da difusão da literatura brasileira e a da tomada de conhecimento do romance nordestino de 30 na terra lusíada. Só em função delas se deve aquilatar da importância e lugar ocupado pelo autor de Vidas Secas, nesse mesmo espaço cultural e literário. Resumindo a situação relativamente ao primeiro aspecto, lembraremos que só se poderá pensar com objetividade na divulgação da literatura brasileira no outro lado do Atlântico, neste século, a partir de brasilianistas tão reputados como Manuel de Sousa Pinto, João de Barros e José Osório de Oliveira, para falar unicamente dos maiores, coadjuvados fraternalmente por brasileiros como Oliveira Lima. Referimos apenas os melhores, porque, felizmente, o esforço de aumentar o conhecimento mútuo conta com um número cada vez maior de seguidores destes pioneiros...
Descrição: CRISTÓVÃO, Fernando. Conhecimento e apreciação crítica de Graciliano Ramos em Portugal. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 0-0, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17342
ISSN: 0101-8051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_fcristovao.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.