Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17350
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Carta a Noemi Elisa Aderaldo
Autor(es): BEZERRA, João Clímaco
Palavras-chave: Carta;Noemi Elisa;Poetas
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: BEZERRA, J. C. (1987)
Resumo: Rio de Janeiro, setembro 29, 1987 Minha boa amiga Noemi Elisa, Somente hoje venho agradecer-lhe a alegria que você me proporcionou com a leitura de Nos Caminhos da Literatura. A falta de seu endereço impossibilitou-me de escrever-lhe, como era do meu desejo. Aproveito, por isso, a visita do nosso querido poeta Arthur Eduardo Benevides para transmitir- lhe a minha desvaliosa, mas, como sempre, sincera impressão sobre o seu livro. O lúcido e preciso ensaio sobre Mário de Sá-Carneiro deixou-me perdidamente apaixonado pela sua inteligência e pela sua sensibilidade. Você colocou o poeta na sua exata e merecida posição. Não se incluiu na unanimidade da crítica portuguesa, inclusive do mestre João Gaspar Simões, em ressaltar, como ponto de partida de uma interpretação, a circunstância de ter ele merecido a fraternal amizade de Fernando Pessoa . Esse fato, meramente episódico, tem valido para apontar, embora de maneira sutil, possível influência de Pessoa em toda a criação poética de Sá-Carneiro. Nada mais falso. Se identidade existe é meramente ocasional. Deve-se ao fato de ambos pertencerem à mesma geração, ao mesmo grupo . Isso se observa, igualmente, com Mário de Andrade, como Osvaldo de Andrade, com Carlos Drummond de Andrade, todos do movimento modernista, mas todos autênticos...
Descrição: BEZERRA, João Clímaco. Carta a Noemi Elisa Aderaldo. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 367-369, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17350
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_jcbezerra.pdf220,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.